No próximo dia 03/05 (Terça-feira) às 19 horas, na Câmara Municipal de Várzea Paulista será aprovada a lei que considera o dia da Consciência Negra (20/11) feriado Municipal. Esta conquista demonstra a consciência da prefeitura varzina em respeitar a nossa história e a importância que o Negro tem na construção deste país.
O dia 20 de novembro é marcado pela execução de Zumbi, último líder do Quilombo dos Palmares. Porém este dia é dedicado também a reflexão sobre o sofrimento e as injustiças causada ao Povo Negro no Brasil e às lutas efetuadas pelo Movimento Negro em busca de políticas sociais que respeitem a diversidade e os valores afrosdescentes e afrosbrasileiros, transformando nosso país em uma sociedade igualitária.
Este dia não é marcado apenas a resistência de Zumbi e sua morte, mas também a luta contra o preconceito e suas formas correlatas de intolerância, em nossa sociedade e a valorização do Negro na história da civilização brasileira. Pois não podemos limitar o Negro, apenas como um escravo passivo em nossa História, mas temos que reconhece-lo como um ser fundamental na nossa construção cultural e na edificação da identidade nacional.
Ao momento que a Prefeitura de Várzea Paulista reconhecer a importância de comemorar o dia dedicado a Consciência Negra no Município, estará se unido ao Psol (nacional e regional) e os diversos movimentos sociais, na luta contra o preconceito e na valorização dos Movimentos Negros e Sociais de nosso país.“TODOS UNIDOS POR UM BRASIL SEM RACISMO, PRECONCEITO E SUAS FORMAS CORRELATAS DE INTOLERÂNCIA, E POR UM PAÍS JUSTO, IGUALITÁRIO E FRATERNO”
Nenhum comentário:
Postar um comentário